Crianças e a escrita
A Caligrafia é uma habilidade tão complexa, que enquanto não totalmente amadurecida, muitas crianças podem ter dificuldade em dominá-la. Isso pode causar frustração e angustia, afetando o desejo da criança de escrever. Também, pode causar ansiedade para os pais e educadores, que assistem a criança a lutar para colocar suas ideias no papel.
O que e Caligrafia
Podemos definir caligrafia como a maneira de escrever à mão, característica de cada pessoa. De acordo com a definição do dicionário caligrafia é considerada uma arte. Ou seja, a escrita provém de habilidades singulares que cada indivíduo expressa. Complexo, não?
Para entender como a criança desenvolve essa habilidade e consegue escrever seu nome, temos que entender um conjunto de habilidades e até mesmo músculos que precisam ser desenvolvidos antes que ela consiga tal objetivo. Para ilustrar essa situação, podemos pensar que para um bebê andar, ele precisa antes desenvolver certa musculatura para que ele consiga equilíbrio e sustento na posição em pé. Por isso, antes do bebê andar, ele precisa aprender a sustentar seu pescoço, rolar, rastejar, assentar, engatinhar. Ele precisa desenvolver toda a psicomotricidade e musculatura necessária para atingir o objetivo de andar. Então, não é só colocá-lo em pé, ordenando-o que ande, ou segurar sua mão e dar passos. Ele não estará amadurecido suficientemente para andar. Ao invés disso, o trabalho que se faz necessário é, deixar o bebê deitado, oferecer estímulos para que ele rasteje, assente, role, sustente seu pescoço e fortaleça toda a musculatura necessária.
Esse cenário acontece também antes que as crianças aprendam a escrever. Elas precisam desenvolver, habilidades motoras grossas e finas para o fortalecimento do músculo de sua mão. Notem que mãos de bebês e crianças pequenas são macias, fofinhas, e já a palma das mãos de crianças maiores e adultos fazem um formato côncavo. Isso é porque a musculatura da mão foi desenvolvida e fortalecida.
Existem também as habilidades de coordenação olho-mão e cognitivas para entendimento dos símbolos da escrita, onde, primeiramente, a criança começará a desenhar e copiar os símbolos (letras), para mais tarde entender que esses símbolos tem significados e que símbolos diferentes tem diferentes significados.
Esse é só um breve cenário de singularidades que todos os seres humanos precisam desenvolver para adquirir um amadurecimento da caligrafia. Então, podemos concluir que, se seu filho não tem uma boa caligrafia, ou ainda não aprendeu a escrever seu nome, não será passando atividades de copiar o nome e palavras que vai fazê-lo desenvolver. Talvez seja necessário trabalhar com essas outras habilidades antes de colocá-lo para escrever.
Dicas simples para que seu filho fortaleça a musculatura da escrita
Atividades simples do dia a dia como dobrar roupas, misturar argila, usar uma colher para comer, cortar um papel, têm um grande impacto não apenas na letra do seu filho, mas também no desenvolvimento geral. Vou postar aqui algumas sugestões:
Existem também as habilidades de coordenação olho-mão e cognitivas para entendimento dos símbolos da escrita, onde, primeiramente, a criança começará a desenhar e copiar os símbolos (letras), para mais tarde entender que esses símbolos tem significados e que símbolos diferentes tem diferentes significados.
Esse é só um breve cenário de singularidades que todos os seres humanos precisam desenvolver para adquirir um amadurecimento da caligrafia. Então, podemos concluir que, se seu filho não tem uma boa caligrafia, ou ainda não aprendeu a escrever seu nome, não será passando atividades de copiar o nome e palavras que vai fazê-lo desenvolver. Talvez seja necessário trabalhar com essas outras habilidades antes de colocá-lo para escrever.
Dicas simples para que seu filho fortaleça a musculatura da escrita
Atividades simples do dia a dia como dobrar roupas, misturar argila, usar uma colher para comer, cortar um papel, têm um grande impacto não apenas na letra do seu filho, mas também no desenvolvimento geral. Vou postar aqui algumas sugestões:
- Massinha de modelar -Você pode preparar sua massinha com seu filho, será até mais divertido. Segue um receita caseira:(dica- guarda na geladeira à noite e tire pela manhã, ela irá durar por muito mais tempo).1 xícara de sal
4 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de óleo
1 xícara e meia de água
Corante para fazer massinha colorida. Vc pode usar gotas de óleos essencial para dar um cheirinho gostoso de quiser.
Em uma vasilha misture a farinha de trigo e o sal. Acrescente o óleo e divida a massa nas quantidades de cores que deseja. Divida a água em porções iguais à quantidade de cores que vc quer. Acrescente o corante na água. Acrescente aos poucos a água já colorida nas massas divididas e mistura. Se preferir pode acrescentar um pouco mais de água.
- Rolo de massa. Pode ser incluído na brincadeira de massinha para rolar, fortalecendo ombros, braços e mãos.
- Tesouras - Pode ser utilizada tanto na brincadeira com a massinha de modelar ou só para cortar papeis
- Pregador de roupas, pegador de salada - podem ser usados pela criança para pegar pequenos objetos, transferir de um lugar para o outro, brincar na água, pintar (pode usar bolinhas de algodão ou pom poms).
- Rasgar, amassar, picotar papel
- Plástico Bolha
Atividades simples como essas são algumas sugestões. É importante escolher uma atividade que seja apropriada à idade de seu filho e seus interesses. Fornecendo atividades e materiais apropriados, as crianças se auto educarão e se desenvolverão por completo.
Comentários
Postar um comentário